A importância de manter os dados cadastrais atualizados. As várias provas de vida

Frequentemente a Abesprev divulga informações a respeito do recadastramento no Banesprev, da chamada prova de vida do INSS e outros recadastramentos importantes, principalmente da comunidade banespiana.

Assim, acreditamos que seja oportuno fazer um apanhado dos cadastramentos necessários que garantam a continuidade dos benefícios que envolvem nossa comunidade.

Prova de vida no INSS:

A prova de vida INSS é uma obrigação anual dos segurados. Portanto, a cada doze meses o beneficiário precisa provar que está vivo, para garantir o recebimento do dinheiro todo mês.

Devem fazer a prova de vida 2020 TODOS os Aposentados e Pensionistas que recebem pelo INSS. Isso, independentemente da idade, do tipo de benefício recebido ou da forma de recebimento (recebem o pagamento via conta corrente, conta-poupança ou cartão magnético).

Quem recebe o benefício há menos de 12 meses, ou seja, aqueles que tiveram benefício aprovado recentemente, ainda não precisam fazer o recadastramento.

Esse é um procedimento do INSS, realizado desde 2012, para evitar e reduzir o número de fraudes.

Onde fazer prova de vida?

A prova de vida INSS é realizada no banco pagador. O titular do benefício deve apresentar um documento de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Um projeto piloto do Governo Federal, pretende ampliar o uso dessa tecnologia. Assim, não seria mais necessário fazer a prova de fé pessoalmente, já que tecnologia asseguraria a autenticidade do beneficiário.

Qual é o prazo da prova de vida INSS 2020?

Aposentados e Pensionistas têm que realizar prova de vida uma vez a cada 12 meses. A data é definida pelo banco em que recebe o benefício, portanto, varia de banco a banco.

Não é nenhuma regra, mas geralmente a prova de vida pode ser realizada:

  • data do aniversário do beneficiário;
  • na data de aniversário do benefício (data de concessão);
  • um mês antes de vencer o prazo da última prova.

Para evitar filas os segurados são agrupados conforme critério previamente definido, ou seja, organizados em grupos e por datas.

Como saber a data da prova de vida?

Os beneficiários devem se informar diretamente com o banco pagador. Geralmente, os bancos disponibilizam um calendário da prova de vida e fazem comunicados por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos caixas eletrônicos ou sites oficiais.

O que acontece se a prova de vida não for realizada?

Quem não realizar a prova de vida pode ter o benefício (aposentadoria ou pensão) suspenso por tempo determinado ou cancelado.

Atualização cadastral no Banesprev

O recadastramento no Banesprev pode ser feito online e obedece ao mês de aniversário do assistido.

No mês do seu aniversário, você receberá uma mensagem, informando que o seu recadastramento já poderá ser feito por meio do portal do Banesprev, acessando a área exclusiva do Participante.

Em caso de dúvidas, favor contatar a Central de Atendimento, pelos telefones 3004-1001 (regiões metropolitanas) ou 0800-7051001 (demais localidades), das 9 às 18 horas. ​

Atualização cadastral na Cabesp

A cada dois anos a Cabesp solicita que os beneficiários realizem sua atualização cadastral, conforme determina o art. 8º, inciso X do Estatuto.

A Cabesp envia para a residência do associado o material necessário.

Os documentos deverão ser enviados através do Portal Cabesp, menu “Beneficiários”, opção “Recadastramento” até o último dia do mês de seu aniversário. Acesse sua área com login e senha e no menu Recadastramento verifique as suas pendências e faça o envio do documento ou pelo site.

Secretaria da Fazenda

Aqueles que recebem a suplementação pela secretaria da Fazenda, também têm que realizar a atualização cadastral.

No mês de aniversário a secretaria envia a documentação necessária que deve ser devolvida pelo correio ou entregue na fazenda, mencionando a prova de vida. Se for o seu caso, fique atento.

Estamos acompanhando todas as informações e vamos divulgando para manter todos informados.