Assistentes sociais orientam a solucionar dúvidas

O associado pode solicitar do Serviço Social orientação sobre os seguintes procedimentos:

NO FALECIMENTO

Os primeiros procedimentos são:
1 – Verificar se o falecido possuía (cartão de auxilio funeral) de Apólice de Seguros para realização do féretro;

2 – Solicitar uma cópia do atestado de óbito;

3 – Agendar junto a Previdência Social a data para requerer a pensão por morte;

4 – De posse da Carta de Concessão do benefício de pensão:
a) Orientação de como requerer o benefício de Complementação de pensão e pecúlio por morte junto ao Banesprev;
b) Informar e orientar sobre os documentos necessários para requerer sinistros de seguro de vida;
c) Esclarecimento no preenchimento dos documentos para requerer o pecúlio na Mutuoprev;
d) Identificar se recebe Complementação da Secretaria da Fazenda;
e) Orientar ao familiar para que entre em contato com a CABESP para alterar a titularidade da carteirinha do Plano de Saúde;

5 – Verificar no holerite do aposentado quais associações ele contribuía e informar o contato de cada uma: Abesprev, Afabesp, Afabans, Afubesp, ECB, ABAS e Apabex para verificar se o falecido era associado;

6 – Contatar as entidades em que o falecido era associado para verificar se não há ações judiciais;

NO INSS

1 – Um membro da família ou eventualmente a Assistente Social poderá agendar junto a Previdência Social e até acompanhar, se for o caso, o associado;
2 – Orientar o associado quais documentos serão necessários para requerer a pensão;
3 – Dê posse do benefício de pensão, cuja concessão dependendo do município decorre num mínimo de 30 dias.

BANESPREV

1 – Informar sobre os formulários e documentos necessários para requerer os benefícios da Complementação de pensão;
2 – Identificar qual plano pertencia e esclarecer como dar entrada no pecúlio por morte;

RH SANTANDER

Para que o familiar possa requerer o Auxílio Funeral do Banco, é necessário verificar se o pagamento desse benefício está contemplado em seu plano.

1 – Verificar junto a Folha de Pagamento do RH Santander referente ao Auxilio Funeral constante no Regulamento do Pessoal;
2 – Informar sobre a Apólice 3039 (02) aos participantes dos Planos;

SEGURO DE VIDA ABESPREV

1 – Informar no caso de falecimento, o familiar responsável do féretro sobre o direito a assistência funeral e o reembolso referente aos seguros junto a Abesprev;
2 – Explicar todo o procedimento de como dar entrada no sinistro e a documentação necessária;
3 – Receber, conferir e enviar toda a documentação para a Corretora de Seguros.

NA MUTUOPREV

1– Atender os familiares dos participantes falecidos da Mutuoprev para orientar quais são os documentos necessários para requerer o Pecúlio Por Morte;
2 – Encaminhar a documentação a Mutuoprev;
3 – Acompanhar e informar os beneficiários sobre os pagamentos dos benefícios;
4 – Divulgar e oferecer aos beneficiários a filiação ao Plano de Benefícios I da Mutuoprev.

NA CABESP

1 – Contatar os familiares dos pacientes relacionados na lista diária encaminhada pela CABESP;
2 – Efetuar visitas em hospitais, clinicas e residências dos associados enfermos;
3 – Manter apoio aos familiares dos associados enfermos junto a CABESP;
4 – Elaborar relatório trimestral e semestral
5 – Intermediar junto a Operadora de saúde Cabesp relacionada a “Home Care” e procedimentos em geral.

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

1 – Orientar os participantes dos Planos do Banesprev sobre os direitos dos aposentados quanto ao previsto na LEI nº 7.713 que dispõe sobre a Isenção do Imposto de Renda aos portadores de doenças graves;

SECRETARIA DA FAZENDA

1 – Informar aos familiares de como dar entrada na Suplementação de Pensão junto a Secretaria da Fazenda;