Associações e sindicatos orientam sobre a AGO Cabesp 2022

As entidades de representação analisaram a pauta com a ordem do dia e debateram sobre todos os temas. Divulgamos abaixo informações e orientações sobre como devemos nos posicionar na Assembleia Geral Ordinária.

A Cabesp convocou seus associados a participarem da Assembleia Geral Ordinária, que se iniciará no dia 25 de março às 16h em primeira convocação com participação mínima de 2/3 dos associados ou às 16h30, com qualquer número de participantes. Assim como nos dois últimos anos, a votação será aberta no Portal Cabesp na referida data e ficará disponível até as 11 horas do dia 30 de março. Os associados com poder de voto devem usar o login e senha para acessar a área do associado.

Leia o Edital de Convocação

Mais uma vez, a AGO será realizada virtualmente em razão do cenário ainda preocupante da pandemia e da segurança de seus associados. Apesar de as associações e sindicatos entenderem que os assuntos da assembleia precisam ser discutidos sempre presencialmente, o momento da pandemia ainda é delicado e requer cuidados, principalmente para um público de idade mais avançada. Assim que a pandemia acabar, as entidades irão cobrar a Cabesp para fazer valer o Estatuto convocando a assembleia de forma presencial.

Prestação de contas e proposta orçamentária

Na avaliação das associações e sindicatos, não há impedimentos sobre os demonstrativos financeiros do exercício de 2021 e da proposta orçamentária para o ano corrente. Tanto diretores eleitos como os conselheiros fiscais eleitos aprovaram as contas e o orçamento. Portanto, a orientação nestes pontos é a aprovação.

A principal ressalva detectada diz respeito ao referendo sobre as alterações dos regulamentos, colocado como ponto na pauta da assembleia (Clique aqui para ler). Para os representantes, falta informação e transparência a respeito das implicações dessas mudanças. Os representantes das entidades fizeram um questionamento com a abertura do Fale Conosco junto a Cabesp para que estas mudanças sejam explicadas de modo mais claro. No entanto, até o momento, não houve retorno por parte da Caixa Beneficente.

Na sexta-feira (4/3) as associações responderam a carta-convite da Cabesp com a solicitação de indicação de um nome de cada uma para acompanhar de forma virtual a realização da AGO (Clique aqui para ler a carta da Cabesp)  O requerimento é feito todos os anos.

Na resposta, além de indicarmos o nome de cada representante, solicitamos ainda que nos itens 1 e 2 da pauta – Prestação de Contas e Proposta Orçamentária, respectivamente -, em caso de eventual voto NÃO, seja excluída a exigência de justificativa, pelo fato do mesmo não ser exigido em caso de eventual voto SIM. Ou seja, deve-se respeitar o princípio da equidade.

Referendo dos Regulamentos

Ainda na mesma carta que enviamos à Cabesp, solicitamos que sejam disponibilizados até o dia 10 de março teor dos documentos vigentes na íntegra (regulamentos e etc), conforme última alteração realizada em assembleia de associados, bem como o texto na íntegra com a nova redação e um “de/para” com todas as alterações e as respectivas justificativas.

Como não há segurança sobre o que está em jogo nestas alterações nos regulamentos, caso não tenhamos atendida nossa solicitação em relação ao tema Regulamentos, a orientação é o voto NÃO neste ponto de pauta em todos os itens da letra “A” até a letra “G”.

Convênio CNU

Outro ponto delicado é o convênio com a Central Nacional Unimed (CNU), relacionado à gestão, que tem gerado reclamações de beneficiários em diversos estados. Este não será objeto de deliberação, mas é importante que todos os associados que estão sofrendo com esses problemas façam seus registros no Portal da AGO, e que a direção da Cabesp faça os devidos esclarecimentos.

Ainda em relação à CNU, estamos trabalhando para que a direção da Cabesp faça uma reunião com os associados de cada região afetada por essa alteração. Deste modo, os representantes das localidades poderão relatar o que está carente de mudança e buscar uma solução para cada região, considerando que os problemas são diferentes dependendo da localidade. Assim que tivermos mais informações divulgaremos para que todos tenham ciência.

ABESPREV-Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Banespianos.

AFABESP-Associação dos Func. Aposent. do Banco do Estado de São Paulo.

AFUBESP-Associação dos Func. do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.

SEEB /SP-Sindicato dos Bancários e Financiários de SP, Osasco e Região.

FETEC/SP-Federação dos Trabalhadores em Emp.de Crédito de S. Paulo.

FEEB/SP-Federação dos Empr. em Est. Bancários dos Est. de SP e MS

CONTRAF/CUT-Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro