Dia Mundial da Água

Anualmente, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, desde o ano de 1993. No ano anterior ao início da comemoração, foi sugerida essa data na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Com a determinação de um dia específico para a água, objetiva-se gerar uma conscientização sobre a importância que a água tem para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo a nós, humanos.

O uso sustentável, portanto, se faz essencial para a conservação desse bem cuja importância é imensurável, sendo a data usada ainda para atentarmos à urgência da necessidade da conservação dos ambientes aquáticos, evitando e combatendo a contaminação e a poluição. Ano após ano, a ONU, Organização das Nações Unidas, escolhe um tema que deve ser debatido neste dia tão importante, tendo alguns deles, em destaque, sido “Lidando com a Escassez da Água”, de 2007, “Saneamento”, de 2009, “Água Limpa para um Mundo Saudável”, de 2010, “Água para as Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano”, de 2011, “Água e Segurança Alimentar”, de 2012, “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, de 2013, “Água e Desenvolvimento Sustentável”, de 2015, e “Água e Empregos: Investir em água é Investir em Empregos”, de 2016.

Alguns dados sobre a água

Como estudamos na escola, o planeta Terra tem sua superfície coberta em cerca de 70%, mas 97,5% de toda a água presente no mundo, é salgada, não sendo própria para o consumo humano. Diariamente, as pessoas usam, em média, 40 litros de água para atividades habituais, como tomar banho, consumir e cozinhar. Estima-se que, ao redor do mundo, 2,5 milhões de pessoas não tem acesso ao saneamento básico e 768 milhões de pessoas não possuem acesso à água tratada. Além disso, diante desses dados, mais de 5 milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência de doenças que estão diretamente ligadas justamente à falta de saneamento básico e água potável.

Declaração Universal dos Direitos da Água

A ONU divulgou, na data comemorativa de 1992, um documento que ficou conhecido pelo nome de Declaração Universal dos Direitos da Água, objetivando apresentar ao público importantes pontos sobre o recurso hídrico, tendo como destaque a sua importância, assim como de sua conservação. Os principais pontos falam sobre a água ser patrimônio do planeta e a sua seiva, sendo, portanto, condição essencial de vida dos animais e vegetais. Além disso, reiteram que os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos e limitados, enfatizando a necessidade de sua conservação e preservação. Reafirmam que não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada, e que é não só uma herança que recebemos de nossos predecessores, mas também um empréstimo aos nossos sucessores. Afirmam, ainda, neste documento, que “O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra”. São vários os pontos marcados nesse documento, cuja leitura é bastante interessante e esclarecedora.

 

Fonte: Todo Estudo

Site: https://www.todoestudo.com.br/geografia/dia-mundial-da-agua Acesso em 22/03/2019