Exercícios físicos podem melhorar memória de idosos

Segundo pesquisadores das Universidades de Pittsburgh, Illinois, Rice e Ohio State, publicada na revista especializada “Proceedings of the National Academy of Sciences” esclareceu que praticar exercícios físicos durante um ano melhora a memória espacial e aumenta o hipocampo cerebral (área do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória) em adultos com mais de 55 anos.

“Os cientistas convocaram 120 idosos sedentários sem qualquer sinal de senilidade e divididos ao acaso em dois grupos. O primeiro começou a praticar um regime de exercícios leves, como caminhar 40 minutos por dia, três vezes por semana. O segundo manteve apenas atividades como alongamento e exercícios de tonificação muscular.”

A pesquisa comprovou que os resultados mostram que o grupo que praticou a atividade aeróbica registrou um aumento do volume do hipocampo nos dois lados do cérebro (2,12% no esquerdo 1,97% e no direito).

Já os participantes que praticaram os exercícios de alongamento sofreram um aumento de 1,4% (lado esquerdo e 1,43% (lado direito) respectivamente.

“Estamos acostumados a achar que a atrofia que ocorre no hipocampo no fim da vida é praticamente inevitável”, diz o autor.

Mas nós mostramos que mesmo exercícios moderados durante um ano podem aumentar o tamanho desta estrutura. “O cérebro nesta fase permanece maleável”.

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/868435-exercicios-fisicos-podem-melhorar-memoria-de-idosos.shtml