Serviço de socorro em casos de emergência e remoção.

 

Familiares ficam em dúvida sobre a forma mais eficiente e segura, quando da necessidade de se solicitar os serviços de socorro em casos de urgência e emergência. A recomendação habitual é de acionar os serviços da equipe do SAMU (192) e ou RESGATE (193).

Por ser um serviço público conta com uma rede de profissionais altamente qualificados e pela experiência obtida pela grande demanda de atendimentos prestados.

A Operadora de Saúde Cabesp esclarece que nos casos de urgência e emergência o importante é a “preservação da vida humana para que a rapidez possa fazer a diferença”, informa que depois de receber o primeiro atendimento, há possibilidade de buscar a transferência do paciente.

Como e quando acionar os serviços de, SAMU (192), BOMBEIROS RESGATE (193) e DISQUE CABESP 0800 722 2636.

Seguem abaixo as orientações oferecidas pelas equipes acima:

 

 

SERVIÇOS E TELEFONES PARA O ACIONAMENTO

QUANDO ACIONAR
SERVIÇO DE ATENDIMENTO
MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)
192
O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), funciona a partir da integração entre a Central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergências
dos hospitais pelo telefone (192) gratuitamente. O contato é realizado por técnicos da Central de Regulação e após identificada a emergência é encaminhado para um médico regulador que realiza o diagnóstico e decide pelo atendimento adequado, sendo desde os primeiros conselhos de socorro até o deslocamento de uma equipe de UTI móvel para prestar o primeiro atendimento no local. A unidade de saúde ou o hospital mais próximo é acionado para atender o paciente e situações de risco que envolva fogo, fumaça, faísca, vazamento de substâncias, gases líquidos, combustíveis, locais instáveis como ribanceiras, valas, muros abalados.
CORPO DE BOMBEIROS
193
Os serviços de emergências do Corpo de Bombeiros, são acionados pelo telefone (193) gratuitamente por qualquer aparelho telefônico, fixo ou celular onde é atendido por uma equipe especializada disponibilizada à população por 24 horas por dia.  O Corpo de Bombeiros atende prioritariamente: traumas: (vítimas de queda,
acidentes automobilísticos, desabamento, soterramento, inundação, afogamento, acidentes ferroviários, embarcações ou aeronaves, entre outros). Como também as emergências clínicas, (infarto agudo do miocárdio, convulsão, parturiente, envenenamento, queimadura).
DISQUE CABESP
0800 722 2636
As Remoções da Operadora de Saúde Cabesp, seguirão a liberação mediante rol para todos os planos, sendo coberto então, apenas Remoções inter-hospitalares.

Nos casos de urgência o Beneficiário/Associado deve acionar o serviço de urgência e emergência da região, são profissionais qualificados no resgate e primeiro atendimento.

As Remoções eletivas, passarão por análise da equipe técnica mediante:
– Indicação médica;
– Autorização prévia da Operadora de Saúde Cabesp;
– Apresentação do relatório contendo assinatura e carimbo do profissional.  

 

Mais informações entrar em contato nos telefones da Central de Atendimento Cabesp: Beneficiários: 0800 722 2636 Credenciados: 11- 4004-2636 (Capitais e Regiões Metropolitanas).  Repassem aos associados Abesprev/Cabesp

Fonte:

www.bombeirosemergencia.com.br/;portalsaude.gov.br/

www.cabesp.com.br