Educação Financeira
e Previdenciária 

Para ter uma vida tranquila e equilibrada e poder realizar seus sonhos, inclusive o da aposentadoria, é necessário equilibrar sua vida financeira.

Com pequenas mudanças de atitude, mais organização de seu orçamento e bons investimentos, é possível sim ter uma relação melhor com o dinheiro e aproveitar o hoje, sem esquecer do amanhã.

Tendo aprendido a equilibrar sua vida financeira, é hora de pensar no seu futuro e no da sua família.

Primeiros Passos:

O primeiro passo para organizar sua vida financeira é muito simples: basta começar a anotar suas rendas e despesas. No início, pode parecer chato, mas você verá os efeitos desse planejamento no seu bolso! Tudo começa com a idéia exata de como você e sua família gastam. Por isso, reserve um caderno, um bloco para fazer suas anotações ou, se preferir, use uma planilha em seu computador.

O mais importante é ter disciplina nas anotações e no controle e entender que o planejamento é tarefa de todos os membros da família.

Parece difícil, mas tudo isso é somente uma questão de disciplina. Você vai perceber que essas anotações e a análise criteriosa de suas despesas farão parte do seu dia-a-dia e até o ajudarão a tomar decisões financeiras sustentáveis. O sucesso depende do esforço conjunto e do interesse de todos. As conversas que antecedem o planejamento ajudam a acertar arestas e servem para o surgimento de novas idéias.

Pegue todas as contas e despesas do mês anterior e liste-as de forma que possam ser comparáveis com suas estimativas de gasto do mês corrente.

Para que os objetivos sejam alcançados é preciso que se estabeleçam metas para cada membro da família e para o grupo. É importante que todos tenham em mente que é preciso muita dedicação para o cumprimento do que ficou acordado nas reuniões familiares.

Metas como comprar um imóvel para parar de pagar aluguel, trocar de carro, comprar uma geladeira nova que consuma menos energia, investir na formação superior de um jovem da família. Na medida em que as coisas forem acontecendo, certamente, o empenho de todos será maior.

Orçamento Doméstico: (Fonte: Procon)

A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.

 

No Brasil, a Previdência Social se apresenta de três formas:

  • Regime Geral de Previdência Social (INSS)
  • Regimes Próprios de Previdência dos Servidores

Estes dois regimes são administrados por órgãos públicos, que recolhem as contribuições e pagam os benefícios aos aposentados e pensionistas. Nesses casos, as contribuições são obrigatórias.

  • Regime de Previdência Complementar

A Previdência Complementar é facultativa, você contribui se quiser. É uma proteção previdenciária adicional – ou seja, uma renda a mais – e você contribui de acordo com sua necessidade e vontade. Existem dois tipos de Previdência Complementar: a previdência Aberta e a Fechada.

É um regime de previdência de caráter complementar e facultativo, autônomo em relação ao Regime Geral de Previdência Social. Este regime é baseado na acumulação de reservas para garantir um benefício contratado. As responsáveis pela operação deste regime são as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ou simplesmente, EFPC).

Também conhecida como Fundo de Pensão, a Entidade Fechada de Previdência Complementar é uma empresa constituída como uma sociedade civil ou fundação, sem fins lucrativos, com a finalidade de administrar planos de benefícios complementares de aposentadoria, acessíveis a grupos específicos de pessoas, por intermédio de seus empregadores, que são chamados de patrocinadores.

Fonte: GUIA DO PARTICIPANTE – PREVIC (Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência)

http://sa.previdencia.gov.br/site/arquivos/office/3_090119-102133-452.pdf

Saiba mais sobre o assunto

Clique sobre cada um deles para acessar o site

▸ Estudo sobre Educação Previdenciária nas EFPC – clique aqui

▸ Glossário dos principais termos relativos à finanças e previdência (Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência) – clique aqui

▸ ESTATUTO DO IDOSO ( Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência) – clique aqui

▸ Coleção de vídeos sobre Previdência Complementar e assuntos relacionados – clique aqui

 

Cursos OnLine sobre Educação Financeira (Fonte: Mutuoprev)

Curso: A B3, bolsa brasileira, oferece o curso Finanças Pessoais e Investimentos em Ações, que se divide em duas partes. A primeira é sobre planejamento financeiro e valor do dinheiro. Na segunda, é possível saber como funciona a bolsa e como criar estratégias de investimento. São 13 aulas divididas em vídeos curtinhos, de até 3 minutos. No fim de cada aula, há um quiz para testar os conhecimentos. Para mais informações, entre no site do Veduca: http://veduca.org/p/financas-pessoais-e-investimentos-em-acoes
Custo: Gratuito
Duração: 15 horas
Como fazer: Para acessar as aulas é preciso se inscrever no site Veduca, uma plataforma que reúne cursos de diversas instituições.

Curso: A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) oferece três cursos em seu site: Educação Financeira para Jovens, Matemática Financeira Básica e Poupança e Investimento. Entre no site da CVM para ver os cursos.
Custo: Gratuito
Duração: 15 horas
Como fazer: Para realizar os cursos, é necessário se cadastrar no site da CVM Educacional, em http://cursos.cvm.gov.br. Em todos os módulos há aulas, exercícios e uma planilha de organização financeira disponível para os alunos.

Curso: A Estratégia Nacional de Educação Financeira desenvolveu o curso Finanças sem Segredos. São quatro módulos, que abordam de questões de orçamento doméstico a conteúdos de economia do Brasil e do mundo. Acesse o portal da Enef para fazer o curso: http://ead.vidaedinheiro.gov.br.
Custo: Gratuito
Duração: 10h
Como fazer: É preciso se matricular no site Vida e Dinheiro para ter acesso às videoaulas e às apostilas de apoio. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Cursos: A FGV oferece cinco cursos gratuitos: como organizar o orçamento familiar; como planejar a aposentadoria; como gastar conscientemente e como fazer investimentos, módulos básico e avançado. Após assistir ao conteúdo, o aluno realiza um teste de dez questões, com nota mínima de 7. As aulas acontecem por meio de 95 slides animados, com vídeos e testes. Entre no site da FGV, em: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
Custo: Gratuito
Duração: Os cursos variam de 8 a 12 horas.
Como fazer: É possível fazer o curso sem cadastro, acessando diretamente o conteúdo. Mas para aqueles que quiserem uma declaração da FGV ao término das aulas, vale a pena realizar o cadastro.

Curso: O Senado Federal tem o curso Economia Descomplicada, que apresenta grandes questões econômicas do País, como renda nacional, nível de emprego; nível de preços; consumo; poupança; exportações e investimentos totais. Para saber mais, entre no portal: http://saberes.senado.leg.br/course/index.php?categoryid=127.
Custo: Gratuito
Duração: 50 minutos
Como fazer: É preciso fazer um cadastro no site de educação do Senado e se inscrever no curso. Os temas são apresentados por meio de sete videoaulas.

Curso: O Tesouro Nacional apresenta três cursos sobre o tesouro direto: iniciante, intermediário e avançado. Há um panorama sobre os principais títulos pré e pós-fixados, como comprar títulos e como montar uma carteira diversificada, por exemplo. Entre no site do Tesouro Direto para acessar os cursos: http://www.tesouro.gov.br/-/curso-do-tesouro-direto.
Custo: Gratuito
Duração: indeterminada
Como fazer: Há dois modos de fazer o curso: na plataforma online ou baixando o conteúdo em PDF. Quem faz online tem direito a um certificado oficial de participação.

 

Dicas de Leitura – sobre Educação Financeira

Arquivo Dicas de Leitura

Verificar como está essa página que ficou bem bonitinha: …https://www.banesprev.com.br/ServicosOrientacoes/SitePages/EducacaoFinanceira_sala_leitura.aspx

Dicas de Leitura – sobre Educação Financeira
Saiba mais

Clique nas imagens abaixo e saiba tudo o que a Abesprev pode fazer por você!

Informações - Educação Financeira

Fique por dentro das principais notícias sobre Educação Financeira