Prefeitura desapropria área histórica do Banespa
Prefeitura desapropria área histórica do Banespa em Santo Amaro para criar parque, clube esportivo e Centro TEA
Decreto foi publicado nesta sexta (29) no Diário Oficial; espaço de 61,3 mil m² já foi referência no esporte brasileiro
A Prefeitura de São Paulo vai transformar a área do antigo Clube Banespa, em Santo Amaro, na zona sul, em um novo espaço público multifuncional. O decreto de desapropriação foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da Cidade, garantindo a incorporação do terreno de 61,3 mil m² ao patrimônio municipal. O local receberá a implantação de um clube esportivo, um parque aberto à população e mais uma unidade do Centro de Referência para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro TEA).
O Banespa tem um passado marcante no cenário esportivo nacional. Suas atividades começaram na década de 1930, na antiga Chácara São João, e o clube ganhou notoriedade ao se tornar uma das principais forças do vôlei brasileiro, chegando a ser duas vezes vice-campeão mundial nos anos 1990.
Com a desapropriação, a Prefeitura assegura que a área terá destinação social, esportiva e ambiental, reforçando o compromisso com o lazer, a inclusão e a preservação da memória da cidade.
Referência no desenvolvimento, acolhimento e bem-estar das pessoas com TEA e seus familiares, o primeiro Centro TEA da cidade, batizado com o nome da procuradora do município Marina Magro Beringhs Martinez, falecida em novembro de 2024, foi inaugurado no dia 2 de abril deste ano. Estão previstas mais três unidades até 2028. Leia mais aqui