Projeto Poupadores do Futuro reúne EFPCs em preparação para a Semana ENEF 

Ocorreu nesta quarta-feira, dia 22 de abril, a reunião de alinhamento do Projeto Poupadores do Futuro 2026, que conta com 63 Entidades Fechadas de Previdência Complementar e mais uma associação do setor. A iniciativa será realizada durante a 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 18 a 24 de maio, com o tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.

A Coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária do Ministério da Previdência Social, Elaine Cavalcanti conduziu o encontro que teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas, além de alinhar os detalhes do projeto como passo a passo para o cadastro das ações no site Agenda Semana ENEF, recebimento do kit mídia e identidade visual.

“O projeto nada mais é do que o fomento de ações de educação previdenciária na Semana ENEF, que é um evento de destaque nacional”, disse Elaine. O cadastro dessas ações já pode ser realizado pelas entidades a partir desta quarta-feira, e o prazo recomendado para realização é dia 8 de maio. Os participantes receberam o link do site para preenchimento do formulário. 

Durante a reunião, foi apresentado o material de apoio gratuito da Abrapp e UniAbrapp, que poderá ser usado livremente pelas entidades cadastradas e traz a Marisele Previdente como embaixadora. O foco do material é em mensagens voltadas a alunos da educação infantil e ensino fundamental, médio e graduação, e também professores, mães, pais e responsáveis pelas crianças.

As entidades terão também acesso gratuito ao livro “Previdência é coisa de família”, escrito por Cristiano Verardo, Diretor da Vexty, especialista da UniAbrapp, porta-voz do “Previdência é Coisa de Jovem” e criador da personagem Marisele Previdente. 

O projeto conta ainda com uma Sala de Atendimento para esclarecimentos de dúvidas adicionais. Os atendimentos ocorrem às terças-feiras, das 14h às 16h, mediante solicitação enviada para o e-mail derpc.eduprev@previdencia.gov.br. 

Prêmio Marisele – As entidades também receberam as orientações para participação no Prêmio Marisele de Educação Financeira e Previdenciária, lançado pela UniAbrapp em outubro de 2025, durante o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), visa reforçar o reconhecimento de iniciativas que transformam a partir da educação financeira e previdenciária.

O prêmio conta com três categorias de participação: Entidades e Patrocinadoras, destinada às associadas e suas patrocinadoras, com três vencedores premiados por porte; Individual (Pessoas Físicas) é voltada a profissionais, professores, comunicadores, influenciadores, jornalistas, entre outros que tenham promovido ações de conscientização financeira e previdenciária em seus contextos; e a Jovem (Classificação Especial), direcionada a jovens entre 18 e 24 anos, incentivando o protagonismo, o engajamento e a criatividade na educação financeira.

Sobre o projeto – O Poupadores do Futuro é uma iniciativa do MPS, desenvolvida em parceria com a Abrapp e a UniAbrapp, e tem como objetivo promover a educação financeira e previdenciária entre crianças e adolescentes. A ação é gratuita, presencial e voltada a instituições de ensino públicas e privadas, com foco no estímulo a hábitos saudáveis de consumo, poupança e planejamento financeiro.